Ver Nota

Dirigir na chuva: algumas sugestões

Pense bem antes de sair com uma chuva muito intensa

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 23983

Dirigir exige de muitos cuidados, e nem falar o fato de dirigir na chuva que pode ser perigoso e até por você em risco.

Com a pista molhada é habitual que os pneus tenham menos aderência, isso pode afetar a estabilidade do seu veículo gerando situações de insegurança. Claro que também influi o volume da chuva o que reduz a visibilidade e condiciona a maneira de reagir.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Dirigir na chuva: algumas sugestões

  1. É importante manter a distância de segurança dos outros veículos para reduzir o risco de colisão . Leve em conta que com a pista molhada o freio não responde da mesma maneira e precisa de mais tempo para reagir.  Evite frear bruscamente e provocar um acidente.
  2. Não trafegue a altas velocidades, a pista molhada escorrega muito e, embora você seja um motorista responsável não é recomendável. Lembre que pode perder o controle do carro quase sem perceber.
  3. Ter medo de aquaplanagem não ajuda, reaja da forma certa mantendo o volante em linha reta e tire o pé do acelerador. Lembre-se de nunca acionar os freios, pois isso pode travar as rodas e fazer o seu carro capotar.
  4. Utilize a luz baixa para contornar a visibilidade reduzida dos dias chuvosos, a mesma que é exigida pelo Código de Trânsito Brasileiro para trafegar nas estradas.
  5. Evite ultrapassar, dirigir na chuva exige muita mais precaução. Não faça manobras arriscadas e redobre os cuidados para não gerar situações de perigo.
  6. Fique de olho nos trechos alagados nas vias, pois podem esconder obstáculos inesperados que podem atrapalhar. Utilize a primeira marcha em rotação alta, o que vai garantir mais força para superar a resistência da água e dirija em velocidade baixa.

Dirigir na chuva: algumas sugestões

Pense bem antes de sair com uma chuva muito intensa, e se ela pegar você na rua procure locais seguros (postos de serviço ou estacionamentos comerciais) para parar. Ás vezes é melhor interromper a viagem e esperar até o clima melhorar.

Lembre da importância de contratar um bom seguro auto para ter cobertura na estrada sempre que for preciso!

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário