Ver Nota

Desvendando Mitos: evite estes 5 hábitos que podem danificar seu carro

Você é adepto de alguma delas? Se a resposta for "sim", está na hora de rever os seus conceitos.

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 21 Fev 2025

Imagen blog 73738

Tem gente que se considera motorista experiente, mas tem hábitos ao volante que provam o contrário. Seja para demonstrar uma suposta habilidade, seja por simples desconhecimento, muitos adotam práticas que, no fim das contas, detonam o próprio carro. Além disso, maus hábitos elevam o consumo e até podem trazer risco à própria segurança e à de terceiros.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Como dizem, uma dose de humildade não faz mal a ninguém e nunca é tarde para aprender. Portanto, confira cinco exemplos de condutas no trânsito que vão fazer você gastar mais dinheiro com manutenção lá adiante, além de "pagar mico". Você é adepto de alguma delas? Se a resposta for "sim", está na hora de rever os seus conceitos.

Desvendando Mitos: evite estes 5 hábitos que podem danificar seu carro


1 - 'Descansar' o pé no pedal de embreagem
Repousar o pé no pedal da embreagem por achar que assim você terá mais agilidade para realizar a próxima troca é a maior roubada. Sem perceber, você cria pressão sobre o pedal e reduz a vida útil do componente. Além disso, há o risco de superaquecimento do conjunto. A pressão pode ser pequena, mas é o suficiente para afastar o platô do disco e "lixar" a peça.

2 - Descer na 'banguela'
Em tempos de gasolina cara, a ideia de colocar o seu carro na banguela sempre que possível parece genial, mas não é. Como a maioria dos carros da frota circulante já usa injeção eletrônica, colocar o câmbio em neutro na descida não reduz o consumo. Isso porque o sistema continua injetando o combustível, independentemente de o câmbio estar ou não engatado. Se você quiser economizar combustível, você pode deixar o carro rodar mais solto na descida, selecionando uma marcha mais alta, sem pisar no acelerador. Isso sim economiza combustível, porque o sistema irá enviar somente o necessário para manter o motor funcionando.

3 - Passar de lado na lombada
“Raspou embaixo, vou passar de lado para não pegar". A prática é comum ao transpor uma lombada mais alta, mas não traz benefícios. Pode ser que você não ouça o escapamento ou o assoalho do carro raspando, mas você vai ter outros problemas. Um deles é relacionado à estrutura do veículo. Passar na diagonal em lombadas ou valetas redutoras de velocidades não distribui perfeitamente o peso e as forças sobre a suspensão. Com isso, você pode danificar os respectivos braços, os amortecedores e também o próprio monobloco com o passar do tempo.

4 - Frear em cima da hora
Acelerar e dar aquela freada brusca ao se aproximar de uma lombada, semáforo ou um obstáculo visível e previsível não está com nada - a não ser que você queira prejudicar suspensão, amortecedores e freios. Além de exigir mais do conjunto de freio, incluindo discos, pastilhas e fluido, o mau hábito faz com que você seja obrigado a realizar a manutenção antes do prazo previsto pela fabricante do veículo.

5 - Segurar carro na embreagem
'Segurar' o carro com câmbio manual em um aclive, dosando a embreagem e o acelerador, exige, de fato, alguma destreza e coordenação. Mas essa é uma habilidade inútil e prejudicial ao carro. A ideia de que você vai conseguir arrancar mais rapidamente, além de ser equivocada, detona todo o conjunto de embreagem - ainda mais rapidamente do que quando você deixa o pé apoiado no pedal. O modo correto de segurar o carro na subida é por meio do freio, para depois arrancar.

Desvendando Mitos: evite estes 5 hábitos que podem danificar seu carro

Por fim, além de adotar boas práticas ao volante, é fundamental lembrar da importância do seguro auto. Contar com um seguro adequado oferece proteção e tranquilidade para lidar com imprevistos no trânsito, garantindo que os reparos e custos sejam devidamente cobertos. Portanto, ao cultivar uma postura segura e responsável ao dirigir, não se esqueça de também proteger seu patrimônio e sua segurança com um seguro auto confiável.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário