Ver Nota

Criminosos utilizam dados do Detran para aplicar golpes

Os golpistas entram em contato com os possíveis clientes utilizando redes sociais.

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 64341

É muito importante estarmos sempre atentos a possíveis golpes, porque ainda que não possamos acreditar, coisas ruins acontecem também na hora de fazer trâmites.

Nessa linha, e com o intuito de advertir à população, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia alerta a população sobre golpes praticados por estelionatários que se passam por funcionários da autarquia, utilizando redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Criminosos utilizam dados do Detran para aplicar golpes: saiba como funciona

Os golpistas entram em contato com os possíveis clientes utilizando redes sociais, e por esta razão, o Detran-RO ressalta que em nenhum momento manda mensagens, e-mails ou faz contato via WhatsApp oferecendo serviços.

Os golpes são aplicados por estelionatários que se utilizam de fotos e nomes de servidores do departamento oferecendo vantagens na aquisição de veículos, CNH ou extinção de multas, e serviços para pagamento de taxas e serviços, visando oferecer ‘facilidades’ aos usuários. Para isso utilizam perfis falsos a partir dos quais exigem que o usuário deposite uma quantia de dinheiro. Depois desse dinheiro cair na conta do criminoso, o perfil falso bloqueia a vítima.

Criminosos utilizam dados do Detran para aplicar golpes

As autoridades pedem à população para ficar atenta frente a esse tipo proposta. Os servidores do Detran não estão autorizados a facilitar a aquisição irregular de veículos, da Carteira Nacional de Habilitação ou a excluir multas de trânsito. Por esta razão, se você tiver alguma suspeita, consulte as suas dúvidas no site oficial do Detran do seu Estado.

E se for vítima de algum crime, denuncie!  A primeira atitude a ser tomada pela pessoa que sofreu tentativa de fraude é entrar imediatamente em contato com a instituição financeira da qual faz parte e fazer o bloqueio da transação. Além de registrar o boletim de ocorrência na Polícia Civil.

E lembre sempre da importância de contar com a proteção de um bom seguro auto. Quem tem um veículo sabe que imprevistos acontecem e ter uma cobertura é fundamental caso seja preciso arrumar o veículo. Não gaste dineiro à toa e faça uma cotação online aqui.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário