Ver Nota

Principais fatores no preço do seguro de um carro

Seguindo a premissa “quanto maior o risco, maior o prêmio”, o preço do seguro de automóvel é calculado levando em consideração uma série de elementos.

Marcia Eboli
Por Marcia EboliAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 34511


A cada dia que passa o nosso país tem mais e mais carros espalhadas pelas ruas das cidades. Isso, infelizmente, acarreta em um maior número de roubos de veículos. Como nos proteger dessa situação? A única solução, até o momento, tem sido fazer um seguro de automóvel , seguro de vida e torcer para que nada que mais grave nos aconteça.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Da mesma forma que a impressão digital é única para cada pessoa, assim o seguro auto varia de segurado para segurado. Por quê? Porque cada motorista e seu veículo apresentam um determinado perfil. Esses aspectos serão analisados pelas seguradoras na hora de determinar o valor do seguro. Seguindo a premissa “quanto maior o risco, maior o prêmio”, o preço do seguro de automóvel é calculado levando em consideração uma série de elementos. A seguir, conheça os principais fatores que irão influir no valor da apólice:

PERFIL DO VEÍCULO: os fatores a serem considerados pelas seguradoras são:
Marca e modelo: as marcas mais cobiçadas pelos ladrões costumam pagar mais caro pelo seguro; além do mais, modelos com manutenção cara também vão ter um seguro mais caro.
Ano de fabricação: em relação ao valor do carro, o seguro fica mais caro para veículos mais velhos

PERFIL DO MOTORISTA: a idade, o sexo e até o estado civil são considerados pelas empresas na hora de calcular o valor do prêmio. Quando mais jovem e menos inexperiente o condutor, maiores as possibilidades de se envolver em acidente. Logo, um indivíduo jovem irá pagar mais caro pelo seguro. Por outro lado, desfazendo o mito “mulher ao volante, perigo constante”, as pesquisas mostram que as mulheres dirigem melhor que os homens e se envolvem em menos acidentes. Portanto, o seguro de carro é mais barato para o público feminino.

LOCAL DE RESIDÊNCIA: as seguradoras analisam os índices de roubos e de acidentes em cada região. Portanto, os moradores das grandes áreas urbanas – as quais tendem a possuir alta taxa de criminalidade e sinistralidade – vão sentir o peso no bolso na hora de contratar seu seguro.

GARAGEM OU RUA: o lugar onde o veículo passa a noite é outro fator determinante para calcular o valor do prêmio . Um carro que fica na garagem tem menos possibilidade de ser roubado e fica menos exposto a acidentes do que um veículo que dorme na rua. Por conseguinte, você já deve saber qual dos dois vai ter um seguro mais barato.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário