Ninguém deseja passar pela experiência penosa de ter o
carro
roubado. Quando isso acontece é um momento extremamente estressante para o proprietário. A situação piora ainda mais quando o veículo não possui seguro e o
condutor
deve arcar com as despesas. Segundo estatísticas, entre janeiro e junho de 2013, 1.256 veículos foram roubados por dia, em todo território nacional. Portanto, hoje mais do que nunca, os automóveis tornaram-se alvo dos bandidos.
Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.
Simular seguros
online é fácil. Baste você ter alguns poucos minutos disponíveis. Junto com você tenha um mãos os dados do veículo e os seus documentos para os dados pessoais. Ingressando poucos dados você já terá em tela a sua cotação de seguro auto.
Então
o que
você pode
fazer
para
evitar
esta situação? Ironicamente, existem algumas dicas de segurança que, por parecerem óbvias, costumam ser negligenciadas pelos motoristas. Por isso, redobrando a segurança e mudando certos padrões de comportamento é possível prevenir que esse tipo de situação aconteça.
A primeira dica é: estacione somente em lugares seguros. Escolha estacionamentos com vigilância e não deixe seu automóvel apenas aos cuidados de “flanelinhas”. Nos estabelecimentos servidos por manobristas, ao entregar o veículo procure identificá-los com segurança e exija comprovantes em que constem as características de seu automóvel. Contudo, se você não tiver alternativa e precisar parar o carro na rua, evite lugares afastados e de pouca iluminação. Estacionar em ruas iluminadas ou em frente a prédios com vigias pode inibir a ação dos delinquentes.
A segunda indicação é não deixar nada no interior do automóvel. Qualquer objeto pode ser confundido com um item de valor e atrair a atenção do ladrão, até mesmo uma sacola vazia. Nunca deixe documentos, boletos bancários ou objetos de valor em local visível. Isso costuma chamar a atenção dos ladrões. Por isso, crie o hábito de guardar tudo o que puder no porta-malas.
Por último, certifique-se de que o
carro
foi trancado. Deixar o carro aberto continua sendo um dos principais equívocos dos condutores. Mesmo que seja uma parada rápida, na qual você não se distancie muito tempo, é muito importante trancar o veículo e fechar os vidros.
Portanto, se você conseguir
fazer
destas ações um hábito, comprovará que podem ter um efeito muito mais eficaz do que se pensa para
evitar
o
roubo
de seu
carro
. Por isso,
redobre a segurança
, fique atento às medidas de precaução a dessa maneira terá uma viagem segura e sem surpresas desagradáveis.