Ver Nota

Estudante cria aplicativo inovador que monitora as necessidades dos ve

Programadores, que chamamos de ‘hackers do bem’, estão revolucionando não só a internet, a mídia e a propaganda, como também a indústria. Desta forma, Sylvio

Clara Rivera
Por Clara RiveraAtualizado 29 Abr 2025

Estudante cria aplicativo inovador que monitora as necessidades dos veículos

"Programadores, que chamamos de ‘hackers do bem’, estão revolucionando não só a internet, a mídia e a propaganda, como também a indústria.” Desta forma, Sylvio Gomide, o diretor do Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) encerrava a terceira edição do Hackathon, evento que premia a criação de aplicativos inovadores. Gomide explicava que, além de premiar o desempenho nas áreas de sociedade e indústria eletrônica, nesta nova edição o evento inclui a categoria automotiva.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Seguro de carros é com a Compareemcasa. Aqui você faz a sua cotação em menos de 2 minutos e entramos em contato para te oferecer a melhor cobertura ao melhor preço. De uma olhada!


O ganhador escolhido pelo Comitê da CJE na categoria inovação para a sociedade foi o aplicativo Anama. Este aplicativo possibilita a doação do excedente de alimentos de restaurantes, varejistas e indústrias para organizações não governamentais, garantindo a chegada no destino e que recebam alimentos de qualidade.

O vencedor do melhor projeto em Indústria Eletrônica foi o aplicativo Live Cube, que facilita a comunicação entre pais e filhos. O Live Cube permite que possam interagir de forma privada, ajudando a estreitar o relacionamento entre eles.

Já na categoria Indústria Automotiva, o grupo ganhador foi o criador do Renault Connect , um inovador aplicativo que permite monitorar as necessidades do veículo . O Renault Connect faz a leitura dos dados que o carro envia para o site My Renault (como quilometragem, problemas no airbag ou no ABS) e alerta o proprietário do veículo sobre possíveis inconvenientes. Desta forma, o aplicativo ajuda o condutor a ter um diagnóstico do carro para fazer a manutenção necessária. O estudante Jefferson da Silva Cunha, desenvolvedor do projeto, explicava o objetivo: “Nossa expectativa é prevenir os motoristas de qualquer imprevisto, principalmente ao pegar as estradas.” O grupo vencedor, conformado por Jefferson, Cláuffer Luiz Silva, Willian Walter Silva e Flavio Assis Santana, ganharam de sua patrocinadora, a Renault, uma viagem a Paris, onde irão conhecer a sede da montadora.

“Durante a viagem a Paris, pretendemos aprimorar ainda mais o aplicativo , que poderá estar disponível no mercado no período de seis meses a um ano”, declarou Jefferson. Já Willian elogiou a iniciativa do Hackathon e concluiu: “Para nós, é uma oportunidade de mostrar que é possível inovar sem grandes gastos.”

Quer saber se está pagando o preço certo? Simule e compare

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário