Na hora de dirigir,
calor
e mau humor muitas vezes vão de mãos dadas. Ter que suportar as altas temperaturas dentro do carro por muitas horas pode virar uma experiência muito desagradável. Além do mais, o calor excessivo pode pôr em risco nossa saúde e de nossos acompanhantes.
Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.
Antes de contratar o
simulação seguro autómovel
com o seu corretor tradicional, faça um teste e cote online aqui na Compareemcasa. Você terá acesso a sua apólice online e poderá conferir tudo o que acontece com o seu veículo.
Neste artigo, informaremos como o
calor
ao volante pode afetar sua viagem e que medidas podem ser tomadas para uma
condução
aprazível.
Em primeiro lugar, devemos entender que quando estamos dentro de um veículo, a sensação de calor chega a ser 5º C mais quente do que fora dele. Este assunto pode afetar consideravelmente a capacidade de atenção e concentração do condutor. Por exemplo, quando se está em um veículo sem ventilação adequada, as consequências podem ser preocupantes. Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diretor do departamento de medicina da Abramet - Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – ressalta que “o excesso de suor leva à desidratação e podem acontecer desmaios em função desse calor, isso compromete a segurança na direção”. Em outras palavras: o suor excessivo que provoca a falta de ventilação atinge a parte cognitiva do condutor, como a concentração, a percepção e o raciocínio.
Por outro lado, a exposição ao
calor
e aos raios ultravioletas pode provocar lesões na pele, além de insolação. Segundo especialistas, os mais atingidos são os motoristas profissionais, que dirigem em horários críticos de radiação UV (entre as 10h e 16h).
Portanto, o que podemos fazer?
Se seu veículo estiver estacionado em local aberto e exposto ao sol por muito tempo, não entre de imediato nele. Abra as portas para arejar e ventilar o carro. Você pode ligar o ar condicionado por aproximadamente três minutos para acelerar o processo de esfriamento.
Mantenha-se bem hidratado, bebendo bastante água e comendo frutas. Desta forma, você poderá repor o potássio e o sódio perdidos devido ao calor excessivo. Tenha sempre uma garrafa de água ou isotônico em dias de altas temperaturas.
Também é recomendado usar protetor solar e óculos para proteger a pele e os olhos dos raios UV.
Portanto, seguindo estas dicas você poderá se preparar melhor para encarar o trânsito nos dias em que o termômetro não der uma trégua.
Quer saber se está pagando o preço certo? Simule e compare