Ver Nota

Carro novo

Carro novo. Na hora de comprar um carro novo surgem várias perguntas para o consumidor.

Clara Rivera
Por Clara RiveraAtualizado 5 Mar 2025

carro-novo

Na hora de comprar um carro novo surgem várias perguntas para o consumidor. Comprar um carro certamente irá aumentar os custos durante o dia a dia, mas, como não poderia deixar de ser, oferece vantagens como conforto e economia de tempo.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

O consumidor sempre está preocupado com os custos envolvendo o veículo como os impostos, o seguro do carro, a manutenção os gastos com combustível.

Quando cotamos online compare seguro auto conseguimos obter detalhes da apólice antes de contratar. Isso nos da segurança para analisar friamente o que realmente estamos comprando. Vale a pena fazer a cotação.

Quando se opta por um carro novo já aparece aquela primeira dúvida: como comprar?

A melhor opção sempre é comprar a vista, pois é dessa maneira o consumidor evita juros, endividamento e de quebra pode ainda conseguir um desconto que seja interessante.

No entanto, nem todo mundo tem dinheiro para comprar o veículo à vista e como muitas pessoas necessitam realizar empréstimos é necessário analisar que tipo de financiamento de veículo é mais interessante.

Existem duas principais modalidades de venda a prazo: financiamento (CDC) e leasing.

O leasing tem alcançado destaque nos últimos anos, vez que nessa modalidade não há incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), uma vez que o leasing não constitui exatamente um empréstimo, mas sim um arredamento mercantil, isto é, uma espécie de aluguel. Com a não incidência desse imposto, o preço do leasing cai bastante e por isso muitas pessoas optam por essa modalidade de compra a prazo. Contudo, é importante ter em conta que no leasing o automóvel não fica no nome do consumidor, mas sim no nome do banco até a conclusão da compra e isto pode inclusive desvalorizar o veículo na hora da venda, vez que terá tido dois donos.

A outra opção é o Crédito Direto ao Consumidor (CDC). O custo costuma ser maior que o do leasing, mas, por outro lado, o carro fica no nome do consumidor.

Há por fim a opção do Consórcio. Nessa modalidade o custo é mais barato, vez que não cobra juros. No entanto, o consumidor não sabe se receberá o automóvel no início ou final do consórcio, vez que a distribuição dos veículos é feita por sorteios e o consumidor tem que esperar ser sorteado para receber o veículo.

Clicando aqui você entra ao simulador online de seguros de carros e em simples passos pode simular seu carro

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário