Dirigir em pista molhada merece o alerta em dobro do motorista.
☆
☆
☆
☆
☆
Quero comprar um seguro auto online, como faço? A primiera dica é que você leia os nossos textos na área de novidades . Lá temos várias dicas e muito conhecimento para que você escolha o melhor seguro ao melhor preço.
O seu seguro auto subiu?
Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.
Mas então, o que é aquaplanagem? O piloto de testes Alexandre Moro explica: “A aquaplanagem é quando o pneu perde contato com o solo; quando você passa numa superfície de água (uma poça, uma enxurrada), e o pneu, com seu desenho e sua estrutura, não consegue tirar essa água de baixo, e o seu carro flutua literalmente sobre uma camada de água espessa.” César Urnhani, piloto de teste do AutoEsporte, acrescenta: “Em dias de chuva, formam-se muitas poças d’água. Se você abusar da velocidade, o pneu perde o atrito com o piso e ele vai escorregar sobre essa superfície de água. Isso é a aquaplanagem.” Neste artigo, acompanhe as recomendações desses dois especialistas e saiba como agir em caso de aquaplanagem.
Em primeiro lugar, Urnhani informa que, em um dia de chuva muito intensa, “quando há um volume de água bastante expressivo na pista”, a velocidade de 70 km/h é compatível com esse volume de água. Se você mantém essa velocidade, “o carro não aquaplana e responde ao comando da direção.”
Em segundo lugar, o piloto recomenda: “Uma dica bem legal é você, mantendo distância do carro que segue à frente, observar aquele rastro que ele deixa no chão. Se aquele rastro fechar rápido, é sinal de muita água na pista. Tire o pé, senão você vai aquaplanar.”
Por último, ambos os pilotos coincidem num ponto fundamental: se o carro estiver aquaplanando, não pise no freio. “Durante a aquaplanagem, é muito natural o motorista querer virar o volante ou pisar no freio e é o maior erro. Você deve desacelerar progressivamente e não tirar o volante da trajetória, indica Urnhani. Moro aconselha: “Caso acontecer o efeito, tire o pé progressivamente do acelerador. Nunca freie, porque isso vai gerar um desequilíbrio no carro e com certeza você vai rodar.”
Portanto, vai a dica: andar devagar é o melhor a se fazer em dias de chuva intensa. Siga as recomendações e garanta uma viagem segura em sem sobressaltos.
Notas relacionadas
Deixe seu comentário