Quando queira comprar um seguro auto não tente sem antes ler algumas notícias sobre o tema. Isso mesmo, é sempre bom estar atualizado antes de comprar um seguro de carro. A Compareemcasa publica textos com novidades todos os dias com a intenção de te ajudar.

O aparecimento de ferrugem no veículo é um assunto que merece nossa atenção. Neste artigo, você terá um guia básico sobre como remover manchas de ferrugem e dar longa vida ao seu carro.

Antes de começar o trabalho, você deverá tomar todas as precauções de segurança necessárias, isto é, usar luvas, óculos de segurança e uma máscara (para manter as partículas de ferrugem e tinta longe dos seus pulmões). Agora sim, mãos à obra!

A primeira coisa a ser feita é cobrir todas as partes do carro em que não for trabalhar. Por quê? Para polir as manchas de ferrugem, você vai usar uma lixadeira e uma esmerilhadeira. Essas ferramentas irão jogar partículas de ferrugem e tinta para o ar, as quais podem se assentar no veículo. Portanto, para evitar esse contratempo, use papel kraft e cubra com fita adesiva todas as bordas do papel.

O segundo passo é remover a tinta ao redor da mancha de ferrugem com uma lixadeira de dupla ação. O aconselhável é começar com um grão 80 e ir subindo até 150. Com essa configuração, você vai poder remover o primer e a tinta e nivelar a superfície para deixá-la lisa e livre de defeitos. Após passar a lixadeira, passe os dedos e verifique se ainda há restos de ferrugem. Você deve chegar ao ponto de não sentir a diferença entre a superfície pintada e sem pintura.

Logo depois, você deverá usar um disco de desbaste de metal para remover acúmulos grossos de ferrugem e expor os buracos. Faça o trabalho lentamente, sem pressa. Após desbastar, será necessário passar ácido fosfórico no local para retirar todas as partículas que sobrarem.

O passo seguinte é preparar o local para o primer. Para isso, limpe a área com thinner ou aguarrás e proteja com jornal todas as áreas circundantes dentro de 90 cm. Depois, passe três camadas do produto, sem exagerar na aplicação. Deixe secar por pelo menos 12 horas. Mais tarde, lixe com uma lixa a úmido de grão 40. Por último, passe uma camada fina de tinta e deixe secar por pelo menos um dia.

Lembre-se: livrar-se de toda a ferrugem é fundamental para manter a vida útil do seu carro.