Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158778 qualificações

Vai trocar de carro? Saiba o que fazer com o seguro

Quando você contrata um seguro de automóvel, existem certas obrigações que devem ser observadas.

Imagen blog 15526

Quando você contrata um seguro de automóvel, existem certas obrigações que devem ser observadas. Caso contrário, você corre o risco de ficar sem proteção. Portanto, é muito importante saber quais são seus deveres como segurado e, dessa forma, evitar surpresas desnecessárias.

Por exemplo, se você for trocar de carro, você deverá comunicar esse fato à sua Seguradora. Por quê? Porque isso vai gerar alterações nas condições gerais do seu seguro e, portanto, será necessário fazer um endosso. O que é endosso? Confira a definição:

Documento emitido pela seguradora durante a vigência do contrato, pelo qual ela e o segurado entram em acordo quanto a alteração de dados, modificam as condições ou o objeto da apólice ou a transferem a outra pessoa. (Manual do Segurado)

Portanto, o endosso tem a função de formalizar qualquer modificação na apólice. Vale destacar que, dependendo das características do seu novo carro, o valor do seguro ou da franquia pode ser modificado. Veja como as Condições Gerais explicam o assunto:

Alguns endossos, como por exemplo o de substituição de veículo, podem gerar alterações nas condições do seguro e/ou no valor da franquia e/ou no valor do seguro, que poderá promover restituição ou cobrança adicional do valor do seguro ao Segurado. Esta restituição ou cobrança adicional é calculada proporcionalmente ao período a decorrer.

O que pode acontecer se você não comunicar a compra do seu novo carro à seguradora?
A Seguradora poderá rescindir o contrato de seguro, a qualquer tempo e de forma imediata, quando constatar qualquer omissão ou inexatidão nos dados da proposta de seguro nas respostas do questionário de avaliação do risco, resultantes de má-fé, bem como qualquer incidente, praticado pelo Segurado, seu beneficiário, ou seu representante legal, que tenha agravado o risco coberto pela apólice, hipótese em que ficará o Segurado obrigado ao pagamento do prêmio vencido além dos emolumentos, taxas e impostos.

Portanto, procure sempre seu corretor para esclarecer qualquer dúvida e para fazer uma cotação de seguro e fique atento a todas as cláusulas e disposições do seu contrato de seguro. Desta maneira, você vai poder desfrutar plenamente de sua nova aquisição, sem maiores constrangimentos.

Deixe seu comentário

Enviar comentário