4.33932388222 de 917 votos | Puntaje Máximo: 5

A escolha da oficina para onde levar o seu automóvel é uma opção pessoal e o importante é saber que nenhuma seguradora de carros pode determinar em qual lugar você deve levar seu veículo. O consumidor possui o direito de escolher a oficina de sua preferência, desde que o valor para consertar o veículo fique dentro do preço abrangido em sua apólice de seguro.

O que muitas vezes ocorre é que os seguros de carros possuem uma rede credenciada de oficinas e, para a empresa seguradora , é conveniente que você leve seu carro para o local, pois já existe entre elas um acordo sobre os preços de reparação. Por este motivo, as seguradoras costumam conferir um desconto quando você escolhe uma das oficinas da rede credenciada.

Além disso, a rede credenciada pode servir como uma fonte de referência para os clientes que não possuem uma oficina de confiança, já que a seguradora é responsável pela qualidade do serviços das oficinas credenciadas por ela. Por outro lado, quando o segurado escolhe a oficina fora da lista oferecida, ele assume os riscos da escolha.


Em qualquer dos casos, seja em uma oficina escolhida pelo segurado ou em uma oficina da rede credenciada pela seguradora, é essencial que o dono do veículo verifique a reparação e confira as condições do automóvel quando for buscar o veículo na oficina.

O que é importante saber é que a seguradora não pode obrigar o segurado a levar o automóvel para uma oficina de uma de suas redes credenciadas. Portanto, se você possui uma oficina de confiança, na qual leva o seu carro há mais de 20 anos, onde você inclusive sabe o nome de todos os funcionários e considera inquestionável a palavra do seu mecânico, leve seu carro para lá e fique tranquilo, pois a seguradora não poderá impedí-lo.