Se você está prestes a contratar o seguro para seu carro, sabia que vai ter que participar do prejuízo em caso de sinistro ? Já ouviu falar em franquia? Leia o seguinte artigo e saiba o que é a franquia no seguro de carro e como funciona:

O que é a franquia? Como ela funciona?
A franquia é a participação obrigatória do segurado nos consertos ou reparos por danos decorrentes de sinistro coberto. É expressa em valor monetário e representa o pagamento que o segurado deverá fazer caso se envolva em algum acidente ou sinistro. Portanto, a seguradora só indenizará o segurado se o prejuízo ultrapassar o valor da franquia.

Existe seguro sem franquia?
Não. No entanto, o segurado pode optar entre três tipos de franquia:
1. Franquia Normal / Básica / Obrigatória: valor variável de acordo com o modelo do veículo
2. Franquia Reduzida: o valor da franquia é 50% que a franquia normal ou obrigatória.
3. Franquia Majorada: corresponde a 200% do valor da franquia normal.

O segurado sempre tem que pagar a franquia?
A franquia só será cobrada em caso de dano ou perda parcial, logo, não existe franquia para sinistros com indenização integral. A franquia também não será cobrada nos casos de incêndio, explosão ou queda de raio e no seguro de Responsabilidade Civil (danos materiais e corporais causados a terceiros).

O tipo de franquia altera o preço do seguro ?
Sim. Quanto maior for a participação do segurado nos prejuízos, menor será o prêmio (valor do seguro). Por exemplo, se o segurado optar pela franquia reduzida, o valor do seguro sofrerá um aumento. Já se contratar a franquia majorada, o prêmio sofrerá uma redução.

Existe franquia para outras coberturas ou garantias?
Sim. Algumas seguradoras oferecem a possibilidade de contratar franquia na cobertura para equipamentos, acessórios e carroceria do veículo.

O segurado tem a opção de alterar o tipo de franquia?
Sim. O segurado pode alterar o seu tipo de franquia durante a vigência da apólice. Para isso, ele deverá avisar ao seu corretor para que ele possa providenciar um endosso. Este documento é emitido pela seguradora para comprovar modificações no contrato.