Ter um seguro de carro é fundamental para preservar tanto nosso patrimônio quanto a tranquilidade da nossa família. Contudo, é um elemento que na verdade não desejamos utilizar nunca. No entanto, sabemos que ninguém está isento de imprevisto; portanto, é melhor e mais sensato prevenir do que remediar. Contar com um bom seguro é a única maneira de ter respostas e soluções efetivas nos momentos difíceis.

Portanto, se o imprevisto pode bater a qualquer momento à nossa porta, é melhor estarmos preparados. Como você deve proceder em caso de sinistro? Em primeiro lugar, tente manter a calma. Pode ser difícil agir com serenidade diante de uma situação tão constrangedora, porém, pensar com a cabeça fria vai ajudar a resolver melhor o assunto.

Se o seu carro foi roubado ou furtado, você deverá ligar para a Polícia Militar (190) e realizar o Boletim de Ocorrência. Em seguida, você deverá entrar em contato com a sua seguradora através dos telefones indicados em caso de sinistro. Siga todas as orientações e recomendações do atendente.

Em caso de colisão, incêndio ou alagamento, a primeira coisa a fazer é entrar em contato diretamente com a seguradora para acionar o serviço de reboque e fazer o agendamento da vistoria na oficina onde será feito o conserto do veículo. Você não está obrigado a realizar os reparos no local indicado pela seguradora. No entanto, se você optar por encaminhar o veículo a uma oficina referenciada, terá direito a importantes benefícios, como desconto na franquia, agilidade no serviço, etc.

Caso haja vítimas ou feridos, você deverá ligar para o 190 e solicitar a presença de um policial para elaborar o Boletim de Ocorrência (BO). Este passo é fundamental, já que o BO é um dos documentos exigidos pela seguradora.

Por último, você deverá preencher o formulário de Aviso de Sinistro fornecido pela seguradora e apresentar os documentos necessários para a comprovação do sinistro .

Para maiores orientações ou esclarecimentos de dúvidas, fale com o seu corretor. É nos momentos difíceis que descobrimos a importância de ter o carro protegido para garantir a nossa tranquilidade e a segurança do nosso patrimônio.