Ver Nota

Entenda a desoneração de impostos sobre os preços dos combustíveis

Conheça aqui todos os detalhes.

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 71638

O aumento dos combustíveis é um problema que sofremos todos os brasileiros, e agora o novo governo tenta segurar a disparada dos preços. Conheça aqui todos os detalhes.

Entenda a desoneração de impostos sobre os preços dos combustíveis

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma Medida Provisória prorrogando a desoneração de impostos federais sobre combustíveis, inclusive importados. Tal medida foi publicada no Diário Oficial invalidando a desoneração estabelecida pelo governo anterior para conter a alta dos preços dos combustíveis.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Serão zeradas até 31 de dezembro de 2022 as alíquotas de PIS/Pasep e Cofins sobre óleo diesel, biodiesel e gás natural. Para a gasolina e o etanol, a isenção é estendida por mais 60 dias, até 28 de fevereiro de 2023. Além do mais o texto suspende a cobrança de impostos até 28 de fevereiro de 2023 sobre as aquisições no mercado interno e nas importações de petróleo usado na produção de combustíveis.

Entenda a desoneração de impostos sobre os preços dos combustíveis e aproveite essa excelente oportunidade para contratar um seguro auto com muitas mais vantagens. Faça uma cotação online e solicite um orçamento que se adeque às suas necessidades. Ter uma cobertura é a melhor decisão para quem anda muito tempo na rua.

A desoneração foi adotada por Jair Bolsonaro como uma forma de controlar os preços com o objetivo de atrair mais votos rumo a reeleição. Ainda assim, os preços aumentaram e a previsão é que continuem aumentando. Por esta razão e para manter os preços estabilizados o novo governo decidiu estender os prazos da desoneração. Contudo durante essa prorrogação a política a ser seguida será reavaliada.

Não podemos deixar de mencionar que a situação internacional, especificamente a Guerra da Ucrânia, impactou negativamente no setor disparando o valor do barril e aumentando a pressão sobre o preço dos combustíveis.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário