Foi o início da cultura automotiva no Brasil. Em 1919, a Ford Motor Company desembarcou no nosso país e tornou-se a primeira indústria automobilística a se instalar no Brasil. O revolucionário Modelo T – que tinha sido apresentado ao mundo em 1908 – foi o automóvel responsável por inaugurar a primeira linha de montagem da filial brasileira da montadora americana.

No seguinte artigo, extraímos alguns trechos dos primeiros 50 anos da Ford no Brasil, segundo informações divulgadas no site oficial:

1919: A criação da filial brasileira é aprovada pela diretoria da Ford Motor Company, com capital inicial de 25 mil dólares transferidos da filial Argentina, que também despachou E. A. Evans e Benjamin Kopf para São Paulo, para o estabelecimento da nova filial brasileira (...). No primeiro ano de operações da filial brasileira foram vendidos 2447 automóveis, e mais de 4000 unidades foram vendidas no ano seguinte.

1923: A filial brasileira da Ford Motor Company conta com 124 funcionários, e tem capacidade de produção anual de 4700 carros e 360 tratores. A capacidade diária de produção era de 40 veículos.

1924: O volume de vendas do Modelo T nesse ano, de 24.250 unidades, foi o recorde da filial brasileira até a década de 60, quando foi introduzido o Ford Corcel. A Ford participa da 1ª exposição de automóveis do Brasil, no Palácio das Indústrias, em São Paulo.

1927: O popular Fordinho no Brasil, substituiu o Modelo T e trouxe novos recordes de vendas.

1951: O Ford e o Mercury 1951 marcaram época e são até hoje lembrados por seu conforto, desempenho e confiabilidade.

1953: Inaugurada a nova fábrica da Ford no Brasil, no bairro do Ipiranga (São Paulo). Montando automóveis americanos e europeus, caminhões, tratores e chassis de ônibus, foi a mais moderna instalação industrial automobilística da época.

1964: Lançado nos Estados Unidos o novo e sensacional Ford Mustang, o maior fenômeno de vendas da história automobilística. Sucesso imediato também no Brasil, o Mustang foi o carro importado em maior número na década de 60.

1969: É apresentado ao público o Ford Corcel, veículo destinado ao mercado de carros médios (...). É até hoje o automóvel de maior produção na história da Ford brasileir a.

(Acesse o site da Ford Brasil e acompanhe a cronologia completa da montadora no país)