Ver Nota

Estereótipos automotivos: Carro de homem ou de mulher?

Estigmas e rótulos existem em todos os âmbitos, também no setor automotivo.

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 9 Mar 2025

Imagen blog 36788

Estigmas e rótulos existem em todos os âmbitos, também no setor automotivo. Vamos ouvir com muita frequência expressões como: Esse é carro de mulher! ou Comprou carro de velho véi!? . Mas será que é assim mesmo?

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Estereótipos automotivos: Carro de homem ou de mulher?

Veja todas as empresas fabricantes de veículos possuem departamentos de marketing e investem milhões em pesquisas para detectar as preferências y desejos dos clientes. Eles sabem que cada tipo de automóvel tem um público-alvo e tiram proveito dessas informações para a criação de novos modelos.

A gente nem imagina o importante que é traçar esses perfis para as companhias. Os pesquisadores analisam tudo constantemente, até as orientações políticas e ideológicas dos consumidores. Vejamos alguns exemplos.

Na faixa de homens de 18 a 35 anos observam-se algumas das seguintes características:

•    Desejam carros mais esportivos.
•    Tem um orçamento mais limitado.
•    Gostam de tunning: alterar rodas, suspensão e aumentar potência.
•    Amam veículos clássicos e antigos.
•    É o público mais ativo e entre eles está a maior parte dos aficionados por automóveis.

Em relação a mulheres de 18 a 35 anos podemos dizer que:

•    Elas amam carros compactos.
•    Valorizam a estética, adoram carros belos.
•    Escolhem veículos descomplicados e fáceis de dirigir.
•    Preferem o conforto e as cabines amplas e porta-malas espaçosos.


Estereótipos automotivos: Carro de homem ou de mulher?

Homens acima dos 35 anos desejam elegância e preferem carros confortáveis, sóbrios e com estilo. É um público maduro, com maior poder aquisitivo que tem outras exigências na hora de adquirir um novo veículo. Valorizam sobretudo a qualidade e a confiabilidade e segurança. Enquanto as mulheres da mesma faixa etária, normalmente com filhos, mostram-se interessadas por equipamentos de segurança, por veículos espaçosos e a versatilidade.

Já tem o veículo que tanto desejou. Agora é o momento ideal para adquirir o seguro auto mais apropriado para ele. Faça uma cotação online agora e curta das vantagens.

Como você percebeu ao longo desse texto, esses estereótipos tem uma razão de ser. “Carro de velho”, “Carro de menina”, “Carro de mãe” são rótulos que as companhias utilizam ao seu favor para desenvolverem modelos cada vez mais ajustados aos desejos dos consumidores.


Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário