Ver Nota

Consultar histórico de veículo usado

Entenda a importância de consultar o histórico de um veículo antes de comprá-lo.

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 29 Abr 2025

Imagen blog 66759


Consultar o histórico de veículo usado é muito importante para quem vai comprar um novo carro, já que pode acontecer que ele tenha multas, taxas ou impostos sem pagar. Se esse for o caso, é melhor verificar as pendências financeiras.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Como fazer?

Para fazer uma pesquisa e consultar histórico de veículo usado deve-se acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito ( Detran ), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do sistema de Restrições Judiciais sobre Veículos Automotores (Renajud).

Entenda a importância de consultar o histórico de um veículo antes de comprá-lo. Ele pode ter pendências!

Em primeiro lugar é necessário entrar no site do Detran correspondente ao seu estado. Acesse com o seu número de CPF e a senha cadastrados. Caso não tenha cadastro já realizado, deverá fazer o seu. Já no site deve clicar a opção “veículos” e “pesquisa de débitos e restrições de veículos”. Preencha os dados solicitados e vai obter informações de débitos, restrições, vistorias e até histórico de furto ou roubo.

O primeiro passo é conseguir a placa ou a numeração de chassis do carro. São registros únicos para cada veículo e permitem conhecer melhor o histórico dele para conferir informações como roubo e furto em aberto, débitos e multas, restrições de venda, se já passou por leilão ou por indenização irrecuperável dentre outros.

Faça uma simulação online e obtenha muitas vantagens para o seu novo seguro auto .

Além de verificar sobre as restrições financeiras do veículo, é importante conhecer seu histórico geral, como a possibilidade de ter sido roubado ou passado por sinistros anteriormente.

  1. Fazer um test drive é fundamental para você avaliar o carro.
  2. Desconfie de ofertas que não sejam realistas.

Cheque a procedência dos carros usados, para isso recomenda-se que um mecânico de confiança realize um diagnóstico fiel à situação do automóvel. Ainda que o estado do carro pareça ótimo, é preciso consultar o seu histórico de manutenção, pois há a possibilidade de o automóvel ter passado por uma série de consertos.

Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário