Ver Nota

Como organizar as suas finanças para comprar um veículo.

Faça seu dinheiro valer mais e compre o seu novo carro sem prejuízo!

Laura Ruiz
Por Laura RuizAtualizado 30 Jul 2025

Imagen blog 75346

Decidiu comprar um novo veículo e já começou o estresse. Fazer um grande investimento como é a aquisição de um carro exige de cuidado, precauções e muita ordem nas suas contas. Por isso achamos importante fazer essa reflexão para que você saiba como organizar as suas finanças para comprar um veículo com sucesso.

O seu seguro auto subiu?

Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.

Faça seu dinheiro valer mais e compre o seu novo carro sem prejuízo! Aproveite a oportunidade e faça uma cotação para saber mais sobre as coberturas de seguro auto que o mercado lhe oferece e que você vai precisar.

Evite o financiamento, sempre que possível. Comprar um carro à vista permite um maior poder de negociação e conseguir descontos da ordem de 10%. Contudo, pode acontecer que você não tenha outra possibilidade e tenha que optar por esse caminho, então tome cuidado. O financiamento de veículos é uma comodidade oferecida pelas instituições financeiras para resolver a falta de dinheiro do cliente interessado em comprar um bem.

O nosso primeiro conselho então é poupar. Poupar até alcançar o valor almejado e receberá a recompensa de não ter que pagar juros altíssimos.

Como organizar as suas finanças para comprar um veículo

A impaciência é um fator que joga contra os bons hábitos financeiros. Por isso é importante controlar a ansiedade e não tentar comprar um carro mais caro do que a gente pode pagar ou em mais parcelas que façam acumular juros muito mais altos. Antes de comprometer-se com financiamentos, avalie suas prioridades pessoais.

Como podemos fazer para poupar e alcançar o sonho do carro novo? Para ter um dinheirinho sobrando todo mês é preciso reduzir algumas despesas, porque aumentar a renda nem sempre é possível.

  1. Quais gastos devemos reduzir? Simples, gastos supérfluos. Por exemplo, o aluguel provavelmente não possa ser reduzido, mas serviços como TV por assinatura ou de telefonia podem ser reduzidos. Pense que o seu objetivo agora é o novo carro! Outra coisa que podemos reduzir são aquelas compras desnecessárias que são motivadas pelo mero consumismo.

O simples exercício de anotar seus gastos pode revelar “vazamentos” de dinheiro no seu orçamento, assim vai descobrir porque o seu dinheiro está sumindo. Pague suas dívidas, planeje as suas compras, resista às tentações, reduza o uso do cartão de crédito e vai conseguir juntar esse dinheiro que precisa.


Notas relacionadas

Ver mais

Deixe seu comentário

Enviar comentário