Para que serve o RENAVAM? Por que ele é importante?
☆
☆
☆
☆
☆
Se você é proprietário de um carro, sem dúvidas já ouviu falar do
RENAVAM
. Contudo pode acontecer que ainda não fique muito claro o quê a sigla quer dizer e a que faz referência. Vejamos.
O seu seguro auto subiu?
Cote seu seguro auto com mais de 30 seguradoras líderes na Brasil e economize até 40% no Comparaencasa.
RENAVAM significa Registro Nacional de Veículo, e nele você pode encontrar informações tais como: a placa do veículo, o licenciamento, as multas, etc. Em poucas palavras o RENAVAM é para o seu carro o que o RG é para você. Por esta razão possui um número fixo e intransferível, que não muda mesmo sendo vendido ou transferido, afinal já dissemos que é a identidade do nosso automóvel.
O número do RENAVAM, de 11 dígitos padronizados (independentemente do estado em que o veículo esteja registrado) aparece no Certificado de Registro de Veículo CRV ou no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo CRLV.
Esse registro é importante porque é um resguardo do histórico do veículo e através dele é possível acessar a todas as informações como modelo, a cor, o chassi, etc. Mas, não é só isso, também podemos consultar sobre bloqueios judiciais ou administrativos, roubos e qualquer pendência. Não é obrigatório ter o RENAVAM impresso, sempre que você possa ter acesso ao CRVL digital já que são autenticados com QR-Code.
Quer saber como consultar o RENAVAM ? Veja o procedimento que, por sinal, é gratuito:
O sistema vai direcioná-lo para que possa ver a situação do veículo em relação a multas, restrições e pendências.
Tem todos os seus papéis em regra, mas ainda não tem um bom seguro auto ? Cote e contrate agora a melhor cobertura para o seu veículo.
Lembre que se você vai comprar um carro e quer saber o histórico antes de fazer a transação, deve solicitar o RENAVAM ao proprietário atual. Você tem direito de acessar esses dados sobre o veículo que vai adquirir, duvide se não quiserem dar tais informações.
Notas relacionadas
Deixe seu comentário