4.35494444444444 de 54 votos | Pontuação Máxima: 5

Qual a relação entre taxa de juros alta e a inflação e como ela afeta o seu bolso

Quando resolvemos ir ao shopping e renovar o guarda roupas, uma das últimas coisas que nos preocupamos é com o saldo bancário ou com a fatura do cartão de crédito no início do mês seguinte e só nos damos conta de tudo isso depois que a conta chega na nossa casa e enfrentamos problemas para pagar e é ai que as dívidas podem começar e com elas as altas taxas de juros cobradas pelas instituições financeiras que alegam a inflação do país.

Mas afinal, qual a relação entre taxa de juros e a inflação e como ela afeta o seu bolso? A inflação está ligada diretamente ao seu poder de compra junto com o país em controla-la.

Aqui no Brasil, a palavra inflação persegue o brasileiro desde a época da industrialização, naquela época em que tudo começou a aumentar, nos anos 80. Hoje em dia, podemos dizer que temos uma economia bem mais calma que aquela, mesmo assim, ainda devemos ficar ligados e atentos as vulnerabilidades do mercado nacional e também internacional.

O governo brasileiro utiliza a política monetária para tentar manter o nível de inflação esperado e dessa forma, incentiva o consumo através da taxa Selic que é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se distinguem no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política brasileira.

Quanto mais taxas, mais você vai pagar. Dessa forma, antes de fazer uma grande compra, como um carro ou até mesmo um eletrodoméstico, é preciso planejar. Uma das muitas formas de economizar e poupar na hora de pagar taxas de juros é usar dinheiro vivo, exatamente. Pare de usar cartões, sendo eles de crédito ou débito. Por mais que o banco diga que você não paga taxas de utilizações, as mesmas estão embutidas em suas compras. A partir do momento que você parar de usar cartões, você vai sentir na pele os valores. Quando utilizamos o cartão de crédito por exemplo, gastamos muito mais por que não vemos o dinheiro sair de nossos bolsos.

Qual a relação entre taxa de juros alta e a inflação e como ela afeta o seu bolso

Se você fizer o teste, ir ao caixa eletrônico, tirar uma quantia de dinheiro e utilizá-lo no seu dia a dia, você vai perceber que automaticamente você vai poupar mais e indiretamente não vai estar pagando taxas e contribuindo para o estouro de inflações determinadas pelo mercado. O uso dos cartões de créditos e débitos não é totalmente errado, são muito uteis em muitos momentos, apena sé uma questão de auto controle. Se você usá-los responsavelmente (ou seja, pagar completamente todo mês), você pode se beneficiar dele e eliminar boa parte de taxas do seu orçamento.

Saber como usar e administrar o nosso dinheiro é um grande diferencial para quem quer ter uma boa vida hoje e no futuro, ou seja, na velhice. É muito importante desde já incentivar e ensinar seus filhos que quanto antes eles começarem a consumir sem limites, piores são as consequências e por isso que saber economizar e poupar para o que realmente vale a pena investir é a forma mais prática e simples de ter uma boa vida e equilíbrio econômico.