5.0 de 1 votos | Pontuação Máxima: 5

No ano passado, uma pesquisa realizada pela Accenture – empresa de consultoria de serviços de tecnologia – teve a participação de mil motoristas brasileiros. O objetivo era saber com quais tecnologias eles sonham para os seus futuros carro s . Vamos conferir as suas respostas.

A maioria dos entrevistados manifestou a sua preocupação com os constantes e crescentes engarrafamentos nas estradas e ruas do país. Alberto Claro, diretor executivo da Accenture no Brasil, explicou: “O brasileiro quer evitar estar no trânsito, por isso deseja informações antecipadas sobre o tráfego no próprio automóvel.” Este desejo se viu refletido nas respostas dos participantes: 86% deles afirmaram que gostariam de que seu carro lhes alertasse sobre situações de retenções, acidentes e congestionamentos.

Quando queira comprar um seguro auto não tente sem antes ler algumas notícias sobre o tema. Isso mesmo, é sempre bom estar atualizado antes de comprar um seguro de carro. A Compareemcasa publica textos com novidades todos os dias com a intenção de te ajudar.

Um piloto automático é outra das tecnologias altamente almejadas pelos motoristas do Brasil. A automação e a tomada de decisões independentes foram itens de grande importância para 65% dos entrevistados. Conforme indicou Claro, esse piloto automático poderia estar habilitado para “perceber a aproximação de um veículo e diminuir a velocidade para evitar um acidente.”

A saúde e a integridade física do motorista podem ser assuntos relevantes para a tecnologia automotiva. Segundo a pesquisa, 61% dos participantes responderam que desejam um veículo que pare sozinho em caso de o motorista sofrer uma indisposição - como um derrame ou um enfarte – que possa ocasionar a perda do controle do veículo. Quase a totalidade dos entrevistados - 93% - foi muito mais além, quando manifestou seu desejo de ter no automóvel um sistema de e-Call que, em caso de necessidade, fizesse imediatamente uma ligação de emergência.

Será que algum dia essa tecnologia toda chegará ao Brasil? De acordo com a Accure, isso dependerá não só do investimento das montadoras, mas também do perfil dos automóveis comercializados no país. No entanto, Claro se atreve a afirmar que todas estas inovações poderiam contribuir significativamente para um melhor comportamento ao volante por parte dos motoristas.

Só resta esperar e torcer os dedos para que em breve os próximos carros que sejam lançados no país possam ostentar todos estes avanços, garantindo maior conforto, segurança e comodidade.