Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158778 qualificações

Placa Mercosul: precisa trocar?

Antes de qualquer coisa vamos tentar entender os motivos.

Imagen blog 70563

Houve mudanças no emplacamento dos veículos e por isso do dia 31 de dezembro de 2020 o uso da placa Mercosul tornou-se obrigatório. Mesmo assim, ainda existem muitas dúvidas a respeito da nova regra e é por isso que vamos tentar esclarecer tudinho. Você tira suas dúvidas e fica por dentro de todas as mudanças. Bora conferir?

Placa Mercosul: precisa trocar?

Antes de qualquer coisa vamos tentar entender os motivos. A placa Mercosul foi criada para padronizar a identificação dos veículos, seguindo o modelo europeu. O novo modelo permite um pouco mais de 455 milhões de combinações diferentes e tem a bandeira do Brasil.

Além do mais, a nova placa Mercosul permite identificar os nossos veículos em outros países respeitando as regras estabelecidas para todos os países membro.

Quais as mudanças que as placas sofreram? Vejamos. Em primeiro lugar, a ordem dos dados de identificação viu-se alterada, tendo agora uma sequência de 3 letras, 1 número, 1 letra e 2 números. Por outro lado a fonte foi padronizada para evitar falisificações e cada uma das placas recebe uma cor diferenciada, sendo assim:

  • Letra preta para carros particulares.
  • Letra vermelha para os comerciais.
  • Letra azul para carros oficiais.
  • Letra dourada para carros diplomáticos.
  • Letra cinza prata para automóveis de coleção.
  • Letra verde para os veículos especiais.

As novas placam incluem também um código de barras dinâmico tipo Quick Response Code (QR Code),  que facilita a identificação dos veículos que circulam no país.

Placa Mercosul: precisa trocar?

Se a sua placa é antiga fique tranquilo, pode continuar usando-a por tempo indeterminado. Contudo, é importante que leve em conta que a substituição pelo modelo novo será obrigatória nos seguintes casos: registro de veículo 0 km; mudança de categoria do veículo; em caso de furto, extravio, roubo ou dano na, necessidade de instalação de placa adicional traseira, etc.

Vai viajar? Fique de olho e não esqueça da importância de ter um bom seguro auto .

Agora que você já está por dentro pode decidir se quer trocar ou não.

Deixe seu comentário

Enviar comentário