Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158802 qualificações

Placa MERCOSUL: clonagens e fraudes

Com o passar dos anos a placa foi perdendo alguns itens de segurança.

Imagen blog 4464


Contrariamente ao que as pessoas pensam, a Placa MERCOSUL , criada para fornecer mais segurança, facilitou clonagens e fraudes .  Com o passar dos anos a placa foi perdendo alguns itens de segurança. O que fazer? Como saber se a minha placa é clonada?

Em 2018, o Diário Oficial da União publicou uma Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que especificava a implementação do novo modelo de Placas de Identificação Veicular (PIV) no padrão dos países do Mercosul. Logo depois surgiram novas resoluções que visavam baixar o custo e acabaram por remover alguns itens: bandeira do estado e o brasão do município, lacre de segurança e inscrição com efeito refrativo.

Sem dúvidas a retirada desses itens causou prejuízos imensos à segurança.

A placa automotiva no padrão Mercosul entrou em vigor em 2020 e desde então ela é obrigatória para os motoristas que fizerem o emplacamento pela primeira vez.

Placa MERCOSUL: clonagens e fraudes .

Já pensou comprar um carro zero e dois meses depois descobrir que você foi notificado com multas de trânsito que não reconhece? Bingo! A placa desse carro foi clonada. Mas por que a nova Placa MERCOSUL: facilita clonagens e fraudes, dificultando o combate ao crime?

O maior problema é que a Resolução nº 780/2019 do Contran estabelece que os serviços de fabricação e estampagem das placas podem ser feitos por meio de credenciamento sem licitação. Quer dizer, como o licenciamento é livre qualquer cidadão poderá fabricar, estampar e emplacar o próprio veículo, basta que faça efetivo o credenciamento.

A Placa MERCOSUL foi pensada com a intenção de criar um banco de dados unificado que facilite a leitura das placas e a fiscalização entre os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela). Por esta razão, a busca dos DETRANS é reduzir ainda mais as fraudes, só que ainda nenhuma mudança aconteceu na prática.

O modelo atual fez crescer o número de empresas estampadoras e com elas cresceram também as clonagens e falsificações. A segurança sempre é uma prioridade, não só em relação ao emplacamento, mas também em tudo aquilo que tem a ver com o seu veículo. Por isso, o nosso conselho é que contrate uma boa cobertura de seguro auto. Acredite, vai andar sempre muito mais tranquilo.

Deixe seu comentário

Enviar comentário