Carro parado? Saiba quais são os cuidados que devem se ter e quais as recomendações dos especialistas para pôr novamente o seu carro a rodar.

O seu carro fica muito parado: veja os cuidados

O seu carro pode ter ficado parado por muitas razões, seja qual for a sua, fique atento nas consequências que isso pode trazer.

Em primeiro lugar, precisa saber que ainda que o seu carro fique muito tempo parado, as revisões programadas não devem ser adiadas, elas precisam ser feitas conforme o calendário de fábrica.

  • Quando começar a ficar preocupado?

Os primeiros sinais que devem chamar a nossa atenção podem surgir após pouco mais de 30 dias, e vão se agravar a partir desse momento. Vejamos.

Uma das principais peças que podem se ver afetadas são os freios. Se o veiculo ficar muito tempo parado pode ocorrer oxidação entre os discos e pastilhas, e isso é pior ainda em carros que ficam expostos à umidade. Por esta razão a recomendação é dirigir em velocidade reduzida e estar atento a qualquer barulho que possa fugir do normal. Pode ser necessário procurar um mecânico para avaliar o sistema de freio.

Também vinculado com os freios está o fluido, que após um tempo parado pode ficar abaixo do nível. Se estiver abaixo do nível, o fluido de freio deve ser substituído, verifique o nível do fluido e se há vazamento.

O seu carro fica muito parado: veja os cuidados

Recomenda-se manter os braços das palhetas levantados para ajudar a minimizar o ressecamento e a deformação da borracha. Jogue água e ligue os limpadores com certa periodicidade para que a borracha se mantenha bem hidratada.

Tome cuidado se for abastecer o carro depois dele ficar muito tempo parado. Pratique uma rotina de limpeza e verifique líquidos de arrefecimento, óleo, limpador de para-brisa e direção hidráulica. Cuidado também se o combustível estiver há muitos meses parado no tanque – a validade da gasolina comum varia de dois a três meses.

Tem um seguro auto ? Aproveite as vantagens de ter uma cobertura para fazer todas as revisões programadas.