4.3360413080895 de 581 votos | Pontuação Máxima: 5

Tabela de Seguros Automóveis

Ter um seguro na atualidade é muito necessário porque são muitos os acidentes que acontecem nas ruas, assim como também roubos e furtos que provocam danos materiais no carro. Para proteger o nosso carro você precisa de uma cobertura.

Em caso de ocorrer um sinistro, a seguradora arcara com os custos de reposição e pagará uma indenização para aqueles que estejam afetados pelo acidente.

Todos nós sabemos que hoje ter um seguro de automóvel é indispensável. Por isso procurar um bom preço é fundamental na hora da contratação de uma apólice de seguro auto.

As companhias de seguros de automóveis no momento de apurar o valor da sua indenização tomam como critério a Tabela FIPE. Esta é um instrumento que atua como referência dos valores médios que os carros têm no mercado e é apurado levando em consideração os 26 estados do país, e características dos veículos como região, conservação, cor, etc.

Ao ser um único valor médio para todo o Brasil e ser atualizado com um mês de antecedência, não pode se adequar a mudanças bruscas no mercado automotivo. Por isto, muitas vezes os valores apresentados na tabela não são coincidentes com os valores praticados na realidade.

Os especialistas em seguros recomendam que você contrate uma margem de 5 ou 10% acima da tabela. Isto decorre em um aumento no prêmio da sua apólice, mas é uma boa opção, já que em caso de precisar a indenização e o valor da tabela seja de R$50.000, você recebe com a indenização R$55.000.

Além de levar em consideração os valores da tabela no cálculo do valor do seu seguro de automóveis , as empresas de seguros também levam em conta seu perfil de segurado, construído a partir de dados sobre o condutor principal do veículo, dados sobre o carro e o índice de roubos para seu modelo de auto.

Para conhecer o valor de utilitários pequenos, motos, caminhões e micro-ônibus, pode ingressar ao site da FIPE e, após ingressar marca, modelo e ano do seu carro, conhecerá o preço estimado para seu veículo. Esta aplicação também pode ser muito útil em caso de que você esteja pensando em vender seu carro.

Em caso de ter mais dúvidas, comunique-se com sua companhia de seguros para conferir quais os critérios utilizados no momento de fazer o cálculo da sua apólice.