4.33093023255814 de 172 votos | Pontuação Máxima: 5

dirigir sob neblina

A neblina pode apresentar-se de várias formas. Sutil e leve, permitindo a visibilidade por centenas de metros ou densa o suficiente para limitar a visibilidade a alguns metros exigindo a reação rápida do motorista. A madrugada e o período entre o entardecer e início da noite são os momentos de maior incidência. Qualquer neblina no período noturno torna a viagem potencialmente mais perigosa devido à dificuldade de se definir sua intensidade, extensão e variação.

Dirigir neste tipo de condição climática requer atenção redobrada, pois as chances de ocorrer um acidente crescem significativamente. De acordo com os especialistas, a primeira coisa que os motoristas devem fazer ao se deparar coma neblina é diminuir sensivelmente a velocidade . Posteriormente buscar acender os faróis baixos e tentar se guiar pelas faixas da rodovia. Acionar o farol alto é uma das piores atitudes a se tomar, pois a luz bate nos flocos de água e a neblina se transforma em uma grande parede branca.

Comparando online você tem a possibilidade de analisar antes de comprar. Isso é fundamental para poder economizar no seguro de automóvel . Acesse a nossa plataforma online e verifique você mesmo.

Em caso de neblina muito forte, o ideal é buscar um lugar seguro para parar o carro. Ligar o pisca-alerta ao diminuir a velocidade também é proibido porque pode fazer o motorista que vem atrás pensar que o carro à frente está parado, o induzindo e realizar um movimento brusco, causando um acidente.

A seguir explicaremos algumas dicas para uma correta condução em condições de neblina: em primeira instância deve diminuir a velocidade imediatamente, logo depois acender o farol baixo, ter os faróis regulados, setas e pisca alerta em perfeito funcionamento, não parar no acostamento, não ligar o pisca-alerta ao diminuir a velocidade; parar em um posto em caso de forte neblina; manter uma distância de segurança do carro à frente; e ligar o sistema de ventilação interna. Acidentes em condição de neblina geralmente têm altos índices de vítimas e grande número de veículos envolvidos, dada à falta de visibilidade e aderência. Seguir um ônibus de linha regular com uma boa distância de segurança pode ser uma ideia interessante, pois eles normalmente conhecem o trajeto e suas condições.

Fique atento tanto a veículos mais lentos à frente quanto a veículos que poderão vir atrás sem reduzir a velocidade. Nesses casos não use a buzina e/ou faróis para chamar a atenção.

Quer saber se está pagando o preço certo? Simule e compare