Se você segue a Compareemcasa nas redes socias, você já deve ter percebido que publicamos novos e atualizados textos sobre todas as novidades do mercado segurador. Leia as nossas matériase fique sempre atualizado.

Seu carro parou “do nada” e começou a fazer barulho. O que pode ter acontecido? Existem grandes probabilidades, caro leitor, de que o motor do seu veículo possa estar fundido. Ficou surpreso? Lamentavelmente, esta cena se repete dia após dia. Então, por que será que os motores fundem? Leia o seguinte artigo e saiba as principais causas que levam ao fim do motor.

Não realizar regularmente a troca de óleo: O óleo lubrifica o motor e impede que ele esquente demais. Por conseguinte, se o nível de óleo estiver baixo, se estiver adulterado ou se houver acúmulo de sujeira na bomba de óleo, há grandes chances de danificar o motor. Portanto, vai a dica: a troca de óleo não deve nunca ultrapassar dos 6 meses de uso. Além do mais, siga a sugestão do Manual do Proprietário: “As trocas de óleo deverão ser executadas de acordo com os intervalos de tempo ou quilometragem percorrida, dado que os óleos perdem as suas propriedades de lubrificação não só devido ao trabalho de motor, mas também por envelhecimento.” Por conseguinte, tanto a utilização do tipo de óleo quanto o período de troca devem ser conforme a recomendação do fabricante do veículo. Por último, lembre-se de verificar o nível o óleo com o carro nivelado e com o motor frio ou pelo menos cinco minutos após o carro ser desligado.

Superaquecimento do motor: quando o motor esquenta mais que o normal, pode significar uma coisa muito simples: você se esqueceu de checar o nível da água. Logo, o sistema de arrefecimento não está funcionando corretamente. Por conseguinte, evite consequências desastrosas para o seu motor: não deixe de conferir com frequência o nível de água do sistema de arrefecimento.

Combustível adulterado: combustível de má qualidade ou adulterado podem prejudicar seriamente o motor. Portanto, abasteça seu carro somente em postos de gasolina conhecidos e desconfie se o preço do combustível for barato demais. Não se esqueça da clássica frase: “O barato pode custar caro.”

Para conhecer mais dicas para manter a saúde do motor do seu carro, assista ao seguinte vídeo: