Em abril de 2016 entrou em vigor o seguro popular de automóveis. A Resolução nº 336 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) estabeleceu as regras e os critérios para a operação deste novo produto no mercado brasileiro.

A cobertura do seguro auto popular está focada na proteção de carros entre 5 a 20 anos de uso (a idade média da frota brasileira é de 9,3 anos) e permite a utilização de peças usadas nos reparos do veículo, fator que diminui consideravelmente o valor do seguro. Armando Vergílio, presidente da Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros), manifestou seu entusiasmo sobre o produto: “Esta é uma grande vitória para a segurança viária e de apoio à Lei do Desmonte. Carros mais antigos não tinham, até o momento, preços de seguro diferenciados. Com a nova opção autorizada, os proprietários serão estimulados a efetuar reparos em locais legalizados, com peças usadas que estejam dentro da lei.”

No final de 2017, através das Resoluções CNSP 354 e 359, a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP – divulgou as novas regras para a comercialização do seguro popular. Uma das principais mudanças é a possibilidade de oferecer o seguro apenas com a opção de rede referenciada como escolha para os reparos do veículo sinistrado. O presidente da FenSeg (Federação Nacional de Seguros Gerais), João Francisco Borges da Costa, em entrevista realizada à Revista Fator Seguro, confia em que “com as novas resoluções que estão para ser instauradas pela Susep e pelo Conselho Nacional de Seguros Privados, teremos um aperfeiçoamento dessa modalidade de seguro. E isso vai não só atrair mais seguradoras para atuarem no segmento, como também estimular as que já estão a investir em maior escala.”

Por enquanto, a Azul Seguros e a Tokio Marine Seguradora são as únicas empresas que comercializam o seguro auto popular. Enquanto a Azul oferece a cobertura básica de casco e proteção contra danos a terceiros, o produto comercializado pela Tokio Marine inclui também a possibilidade de contratar coberturas adicionais, como: extensão de garantia 0Km, itens agregados ao veículo, entre outras.

Para conhecer mais sobre as novas regras do seguro auto popular, acesse o site da SUSEP.