Se você está pensando em contratar o seguro para seu carro na Azul Seguros e alguma dúvida ainda ficou pairando no ar, este artigo pode lhe interessar. A seguir, saiba quais são as respostas às dúvidas mais frequentes:

Quais as coberturas básicas do Azul Seguro Auto?
As coberturas básicas são:
- Cobertura Básica Compreensiva (colisão, incêndio, roubo/furto e fenômenos da natureza)
- R.C.F.V. – Responsabilidade Civil Facultativa de Proprietários de Veículos Automotores de Vias Terrestres (danos materiais e/ou corporais causados a terceiros)
- A.P.P. – Acidentes Pessoais de Passageiros

Quais as coberturas adicionais disponíveis?
- Acessórios e/ou equipamentos
- Despesas extraordinárias
- Valor de Novo
- Danos morais e estéticos (para o seguro de RCF-V)
- Extensão de perímetro para os países Argentina, Paraguai e Uruguai
- Carro extra
- Higienização do veículo em caso de alagamento

Quais os tipos de franquia disponíveis?
Segundo o Manual do Segurado, o segurado pode escolher entre 3 tipos de franquia:
a) Básica: é o valor expresso em reais (R$) ou percentual fixado na apólice
b) 50% da Básica (conhecida como Franquia Reduzida): o segurado tem uma menor participação nos prejuízos, porém, o valor do prêmio é maior
c) 125%, 150%, 175% ou 200% da Básica (conhecida como Franquia Majorada): o segurado tem uma maior participação nos prejuízos. Em decorrência disso, o valor do prêmio diminui.

O segurado sempre deve pagar a franquia?
Não. A franquia não será cobrada nos seguintes casos: indenização integral; incêndio, explosão ou raio acidental e no seguro de RCF-V.

O segurado pode alterar o valor da franquia?
Pode, sim. No entanto, ele deve ficar atento para seguir todos os procedimentos. O Manual do Segurado estipula o seguinte: “Qualquer alteração nas condições contratuais em vigor deverá ser realizada por endosso ou aditivo ao contrato, com a concordância expressa e escrita do Segurado ou de seu representante.” Portanto, ele deverá comunicar sua intenção ao seu corretor para que ele possa providenciar o endosso, que é o documento que altera partes do contrato de seguro.

Para mais informações, consulte o Manual do Segurado no site da seguradora ou ligue para o SAC: 0800 703 1280.