4.34041597338 de 601 votos | Puntaje Máximo: 5

Posso-fazer-um-seguro-de-automóvel-em-nome-de-outra-pessoa

O Regime de Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil Automóvel determina no Brasil que “a obrigação de segurar impende sobre o proprietário do veículo, excetuando-se os casos de usufruto, venda com reserva de propriedade e regime de locação financeira (…)”. Além disso aponta-se que “se qualquer outra pessoa celebrar, relativamente ao veículo, contrato de seguro que satisfaça o disposto no presente diploma, fica suprida, enquanto o contrato produzir efeitos, a obrigação das pessoas referidas no número anterior”.

Assim , pode e dizer que a legislação brasileira permite que o Seguro Automóvel de um veículo esteja no nome de outra pessoa que não o proprietário registrado do mesmo.

Sabemos do esforço que foi feito por você para conseguir comprar o seu carro. Por isso não podemos te deixar na mão com a proteção desse bem tão precioso para você. Acesse o nosso cotador online e consiga simular seguros de diferentes maneiras.

Desta maneira, se você estava se perguntando, será que posso fazer um seguro de automóvel em nome de outra pessoa ? A resposta é sim. Você poderá celebrar o contrato de Seguro em vez do proprietário, mas é importante que você leve em conta que há seguradoras que colocam reservas a que isto seja aplicado e que, em caso de acidente, poderão criar complicações, recusando-se a suportar as indenizações previamente conveniadas.

Por esta razão uma boa dica é esclarecer este detalhe, antes de contratar a cobertura de Seguro para o seu automóvel. É importante saber que em qualquer contrato que seja assinado, está sempre implícito o princípio da boa fé entre as partes, quer dizer, considera-se que ambas estão a prestar declarações corretas. A mesma coisa acontece no caso dos Seguros para Automóveis . É só assim que se garante que o Seguro será devidamente calculado, sendo baseado nas informações reais do cliente , informações relativas à sua condição pessoal e ao seu veículo.

Por exemplo, em uma situação em que o registro de propriedade de um carro esteja no nome da pessoa que o conduz habitualmente e o seguro no nome de um familiar dessa pessoa, o processo de análise e responsabilização dos envolvidos num sinistro poderá dar sérios problemas. Sobretudo se houver feridos ou mortos envolvidos.

Cada empresa que trabalha no Brasil na área de seguros tem entre suas condições determinadas coisas que os clientes devem cumprir para que elas possam dar os maiores benefícios e vantagens. Por isso é comum os clientes se perguntarem ; eu posso fazer um seguro de automóvel em nome de outra pessoa? Devemos dizer que a resposta é sim , mas a recomendação é que para não ter complicações na compra e venda de automóveis sempre é bom fazer a transferência para que o veículo não tenha problemas no futuro sim se encontra no nome do anterior dono. Siga as dicas e leve uma vida tranquila e sem problemas.