Qual o prazo para pagamento do sinistro ? Posso perder o direito à indenização? Devo pagar a franquia? O que acontece com o seguro se eu receber uma indenização integral? A seguir, esclareça todas as suas dúvidas sobre o funcionamento da indenização no seguro de automóvel.

Existe prazo para o pagamento do sinistro?
Sim. No caso de indenização integral , o pagamento da indenização é feito no prazo mínimo de cinco dias úteis e no máximo de trinta dias corridos, contados a partir da apresentação dos documentos solicitados. Se a seguradora precisar de documentação complementar, a contagem do prazo de 30 dias é interrompida e o prazo recomeçará a ser contado quando o segurado entregar os documentos pedidos.

A seguradora pode recusar o pagamento da indenização?
Sim. Pode haver recusa do pagamento nas seguintes situações:
- Riscos excluídos (situações que não estão cobertas pelo seguro)
- Perda de direitos (situações nas quais o segurado perde direito à indenização)
- Descumprimento das obrigações (deveres que o segurado não cumpre)

Qual a diferença entre indenização pela modalidade de Valor Determinado e Valor de Mercado Referenciado?
Na modalidade Valor Determinado (VD), o segurado pode propor o valor da importância segurada no veículo. Esta quantia deverá ser fixada na apólice. Já na modalidade de Valor de Mercado Referenciado (VMR), a indenização é determinada usando como base o valor do carro na tabela FIPE (tabela que apura o valor médio de mercado dos veículos), na data do pagamento do sinistro.
Caso o veículo não conste na tabela FIPE, o seguro deverá ser contratado pela modalidade Valor Determinado.

Se o segurado receber indenização, a valor do prêmio aumentará?
Sim. No caso de indenização por perda parcial ou total, o valor do seguro sofrerá um aumento, já que o segurado terá reduzido o desconto de bônus.

No caso de indenização integral, o segurado deverá pagar a franquia?
Não. A franquia é paga somente em caso de perda parcial do veículo.

A apólice é cancelada após o segurado receber indenização integral?
Sim. O seguro é cancelado depois do pagamento da indenização. Caso o segurado compre um novo veículo, deverá contratar uma nova apólice.