Por Conrado Ramos Gimenez
4.33867724868 de 567 votos | Puntaje Máximo: 5

bonus-seguro-veiculo

Quando comprarmos um seguro de veículo, muitos detalhes devem ficar claros. O segurado muitas vezes adquire um seguro sem saber ao certo todas as suas condições, sem entendê-las a fundo, ou sem saber exatamente todos os termos técnicos que aparecem, e aí se geram as confusões. Por isso sempre é bom quando possuirmos um seguro, saber o significado de todos os conceitos, desde a apólice até a ajuda em caso de sinistros.

Em primeiro lugar, aparece a questão das coberturas. São os possíveis eventos pelos quais a empresa se responsabiliza pagando uma indenização ao cliente previamente conveniada. Os mais básicos, que vêm em praticamente todas as seguradoras, são aqueles como choque, roubos ou furto e incêndio. Geralmente estes são os chamados seguros compreensivos. Algumas empresas oferecem só alguns destes e são por tanto mais econômicas. Por exemplo, coberturas unicamente contra roubo ou furto . Tem também o seguro obrigatório DPVAT que se responsabiliza unicamente por lesões causadas àqueles que sofrerem acidente no veículo.

Todas estas coberturas, bem como o que se deve fazer em caso de acidentes, deverão estar explicitadas na apólice . Aqui aparece este outro conceito. A apólice é o documento que a companhia seguradora elabora onde ela se compromete a assumir os riscos. É um contrato onde estão indicadas as condições gerais e as específicas, e se detalham nelas o bem segurado, que coberturas estão garantidas, o valor do prêmio e outros possíveis benefícios.

Outro termo utilizado e que às vezes precisa ser bem explicado é o bônus do seguro do veículo . Este é um desconto aplicado ao pagamento do seguro quando este for renovado. Depende do histórico do carro. Após o primeiro ano, se nenhum sinistro acontecer com o carro, o pagamento do seguro no ano seguinte terá um 5% de desconto. Existem 5 níveis de descontos, que vão de 5 a 30%, aumentando 5% cada ano. Se algum sinistro acontecer com o veículo, automaticamente o segurado perde um nível de bônus. Para que não haja dúvidas: o bônus será concedido somente se a indenização do seguro não for usada.

É importante lembrar também que o bônus do seguro do veículo não é transferível, só é reconhecido à pessoa que tem o carro segurado. Outro dado importante é que ao mudar de companhia seguradora, a nova reconhece o bônus da empresa anterior.

Em poucos passos e em minutos encontre a melhor opção para seguro de carros online