4.35625984251968 de 762 votos | Pontuação Máxima: 5

Obrigações do segurado

A companhia de seguro tem uma responsabilidade com você em proteger o seu carro e você também tem obrigações legais previstas no contrato com a empresa.

Uma das obrigações do segurado é sempre manter a seguradora informada para qualquer tipo de alteração que tenha afetado o carro durante o tempo da apólice. Ainda mais se você decidir mudar de seguro depois do final da apólice, você deve informar imediatamente, como também se você vender o carro entre o contrato para fazer as modificações de proprietário e também de dados pessoas ou mudança de residência.

Quando você quer fazer um seguro auto a primeira coisa que pensa é: Dinheiro e burocracia? Se esse é o motivo de porque você não tem um seguro auto os seus problemas acabaram. Agora você pode cotar online, sem burocracia, e comprar online, com o melhor preço do mercado, pois haverá feito a melhor comparação do mercado segurador.

Além disso, em um acidente com ou sem vítimas você deve avisar imediatamente às autoridades policiais no caso de roubo ou furto (total ou parcial) do veículo segurado e além disso, providenciar o mais rápido possível todas as medidas ao seu alcance para proteger o seu carro que sofreu um acidente (que é chamado de sinistro pelas companhias) e evitar que os prejuízos aumentem.

Você não pode mandar seu carro para uma mecânica sem passar pela vistoria da seguradora. Com o boletim de ocorrência em mãos, você deve se comunicar o sinistro da seguradora rapidamente, contar com detalhes o que aconteceu. É importante informar dia, hora, local exato e circunstância do acidente, nome, endereço e carteira de habilitação de quem dirigia o veículo, nome e endereço de testemunhas, providências de ordem policial que tenham sido tomadas e tudo mais que possa contribuir para esclarecer o ocorrido.

A companhia pode se recusar a pagar a apólice ou mesmo romper contrato caso você omita informações, conduza o carro sem habilitação, acidentes ocorridos em consequência direta e indireta de quaisquer alterações mentais do condutor, devido ao uso de álcool, drogas, entorpecentes ou substâncias tóxicas e descumprimento, por parte do segurado, das obrigações constantes nas condições contratuais do seguro e na apólice.

Todas essas regras, entre outras estão especificadas no contrato de seguro, mesmo que em letras pequenas com observações. Por isso, trate a sua companhia como um verdadeiro amigo. Eles querem oferecer todos os serviços, basta você retribuir da mesma maneira.

Artigos relacionados: Seguros de carros os prêmios, as reclamações e os dereitos

Clique para cotar seguros para seu carro em simlpes passos