Dirigir um carro sem seguro significa pôr em risco não só um patrimônio valioso, mas também a integridade física de seus ocupantes. Será que vale a pena economizar em algo tão importante? Portanto, nada melhor do que proteger o seu veículo e poder dirigir com tranquilidade e segurança. Para poder entender a importância disso, vamos revisar os conceitos básicos do seguro de automóveis e as vantagens que uma apólice oferece.

Em primeiro lugar, todo proprietário de veículo deve pagar o seguro obrigatório de carro DPVAT. Para que serve? Ele tem por objetivo indenizar as vítimas de acidentes de trânsito, em caso de morte ou invalidez permanente, além de reembolsar as despesas médicas e hospitalares.

Em segundo lugar, o DPVAT somente cobre danos pessoais, portanto não contempla os danos materiais causados ao veículo nem os acidentes ocorridos no exterior. Aqui entra em cena o seguro facultativo de automóveis. Ele visa garantir ao segurado indenização decorrente de uma série de riscos. Vejamos quais as principais garantias que este seguro oferece:
- danos decorrentes de colisão, incêndio e roubo/furto (cobertura de casco)
- danos corporais e materiais causados pelo veículo a terceiros (Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos)
- indenização em caso de falecimento ou invalidez dos ocupantes do veículo segurado, decorrentes de acidente (Acidentes Pessoais de Passageiros)

Além disso, as apólices costumam incluir o serviço de Assistência Mecânica. Este serviço contempla uma série de assistências destinadas a resolver qualquer imprevisto com o carro, como pane mecânica/elétrica, falta de combustível, acidente, etc.

Outras vantagens do seguro? Você pode contar com extensão do perímetro de cobertura para países do MERCOSUL e contratar garantias adicionais, conforme seu ritmo de vida e necessidades (por exemplo: carro reserva, danos aos vidros, danos morais, despesas extras, cobertura de acessórios, cobertura de kit-gás, higienização em caso de alagamento, etc). Dessa forma, você aumenta ainda mais o nível de proteção para o seu automóvel.

Sem lugar a dúvidas, contratar um seguro garante inúmeros benefícios. Potanto, não abra mão da sua tranquilidade: proteja hoje mesmo seu carro e dirija sem nenhuma preocupação.