Como devo proceder para pagar a parcela do seguro auto ? Posso escolher a oficina mecânica para o conserto do meu carro? Posso acionar a Assistência 24 horas sem perder o bônus? Se você quiser suas dúvidas a respeitos dessas e outras questões, leia o seguinte artigo.
A seguradora pode recusar a proposta de adesão ao seguro?
Sim. Pode haver recusa automática – por falta de pagamento ou falta de vistoria prévia – ou após o período de análise. Neste último caso, alguns dos motivos são:
- documentação irregular
- segurador com histórico de sinistro alto
- inconvenientes detectados na vistoria prévia (veículo não coincide com o da proposta de adesão, veículo modificado, excesso de avarias, entre outros)
- inadimplência
Ingressando poucos dados você consegue uma cotação de seguro auto aqui na Compareemcasa. Para isso você deverá acessar o nosso cotador e informar alguns dados básicos do veículo e alguns outros do condutor.
Como posso pagar a parcela do meu seguro?
Isso vai depender de cada seguradora. Em regra geral, o pagamento pode ser realizado através dos seguintes canais:
- débito automático em conta-corrente ou cartão de crédito
- através do serviço de Internet Banking (se estiver disponível)
- pessoalmente, através da rede de filiais, sucursais ou agências
Contratei meu seguro pela modalidade Valor de Mercado Referenciado (VMR). Onde posso consultar a tabela FIPE?
A tabela FIPE pode ser consultada no site www.fipe.com.br. Além disso, muitas seguradoras disponibilizam os valores da tabela na sua página oficial.
Se ocorrer sinistro, posso escolher a oficina de minha preferência?
Sim. Não é obrigatório reparar o veículo em alguma das oficinas definidas pela seguradora. No entanto, o segurado pode obter importantes benefícios se optar por algumas das oficinas referenciadas.
O que são oficinas referenciadas?
É uma rede de
oficinas
credenciadas – previamente definidas pela seguradora – que visam atender o segurado em caso de sinistro e oferecem uma série de vantagens no conserto do carro, como: desconto na franquia, atendimento diferenciado, garantia de qualidade, etc.
Posso utilizar o serviço de Assistência 24 horas sem que isso influencie no meu bônus?
Sim. Você pode acionar o serviço sem perder seu bônus.
Vendi o carro. Posso passar o seguro para o novo proprietário?
Pode. Você deverá entrar em contato com a seguradora e solicitar um endosso de Transferência de Direitos e Obrigações do Seguro.