O que é a vistoria no seguro de automóvel? Em que ocasiões o segurado não tem que pagar a franquia? Qual é o prazo para pagamento de indenização? Saiba a resposta a estas e outras perguntas no seguinte artigo.

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O que é a vistoria?
É a inspeção realizada pela seguradora no veículo antes da aceitação do seguro ou em caso de sinistro.
- Vistoria prévia: é a inspeção efetuada no veículo antes da aceitação de proposta de seguro, no intuito de analisar o risco e verificar características e estado de conservação do veículo. Segundo a legislação vigente, a seguradora tem o prazo de 15 dias – após receber a proposta – para aceitar o risco. Caso o veículo apresentar algum problema na vistoria prévia, a seguradora pode recusar a proposta de seguro.

- Vistoria de Sinistro: esta inspeção tem como objetivo a constatação de avarias em caso de sinistro, para verificar os danos sofridos. Neste caso, o prazo para que a vistoria seja realizada é de 3 dias úteis após a comunicação do sinistro por parte do segurado.

O que deve fazer o segurado se trocar de carro durante a vigência da apólice?
Ele deverá avisar ao seu corretor para que ele providencie um endosso de substituição de veículo. Se for possível, a comunicação deverá ser feita antes da substituição do automóvel.

O segurado sempre tem que pagar a franquia?
Não. A franquia não será cobrada em caso de: incêndio ou explosão, danos que acarretem indenização integral e danos a terceiros.

O que é a cobertura de carro reserva?
Em caso de acidente ou roubo coberto pelo seguro, a seguradora coloca à disposição do segurado um veículo substituto por 7 dias, 15 dias ou pelo período estipulado no contrato. Esta garantia deverá ser contratada mediante pagamento de prêmio adicional.

Em caso de indenização integral, qual o prazo para pagamento?
Em caso de indenização integral, o prazo mínimo para pagar a indenização é de 5 dias úteis e o prazo máximo é de 30 dias, contados a partir da apresentação dos documentos solicitados pela seguradora.