Ver Nota

Encontre seu Seguro Auto com o Melhor Preço.

Aqui você tem todas as informações de que precisa para saber mais sobre seguro de carro

4.8 de 5 em 158772 qualificações

Grávidas ao volante

Grávidas ao volante. Desde o nosso site você pode se informar sobre seguros de carros, comparar e fazer o seu seguro!

Você sabia que até 1997, o código de Trânsito Brasileiro não permitia que mulheres grávidas dirigissem depois de 5 meses de gestação? O que era alegado pela lei que o bebê depois desse período fica mais agitado e com isso, tira a atenção da futura mamãe e faz com que os reflexos durante a gravidez fiquem mais lentos e com isso trazendo riscos para ambos.

Mas essa história ficou no passado e desde então qualquer gestante, com 1 mês de gravides ou 9 pode sair guiando pela cidade. No entanto, o código atual não tem restrições, especialistas comentam apenas depois do sétimo mês pode ser difícil para a mulher dirigir pelo tamanho da barriga, do cinto de segurança que pode apertar e as pernas a incharem.

Seu carro precisa de cuidados. Seu carro precisa de proteção. Faça uma cotação online de seguro contra terceiros através do nosso cotador e consiga o melhor seguro para o seu perfil.

O que sim é estritamente recomendado por qualquer especialista para as gestantes são cuidados com freadas bruscas, buracos, colisões e derrapagens que as ruas e estradas infelizmente estão cheias desses perigos para as futuras mães.

Mas se a grávida e o obstetra autorizar que dirija é preciso ter em conta alguns fatores na hora de dirigir. Antes de sair de casa, é necessário estar 100% confortável e a poltrona precisa estar em uma boa posição. O banco deve ser afastado do volante para ter espaço suficiente para esticar as pernas e evitar choques com a barriga. O volante deve estar a pelo menos 15 cm de distância do abdômen.

Em seguida, atar o cinto de segurança. Se o mesmo estiver apertando a barriga, cuidado, por que pode gerar desconforto, no entanto não causa nada grave no bebê. O cinto de segurança para grávidas deve ser o de três pontas, a faixa diagonal deve passar pelo ombro e entre os seios e a faixa horizontal deve ficar bem abaixo do útero.

A velocidade deve ser reduzida em qualquer situação , no máximo 70 km/h, mesmo por que as grandes cidades já contam com muitos radares, assim facilita a desaceleração das mamães mais apressadas. Além da velocidade, a grávida deve dirigir na defensiva e sempre alerta para evitar qualquer tipo de contratempo, freadas bruscas e principalmente evitando o estresse que é vital nesse período de gestação.

Não é recomendado de maneira alguma que a gestante fique muito tempo ao volante. O máximo permitido são duas horas, e mesmo assim com paradas para alongamento e movimentação, caso contrário pode passar por hipoglicemia, estresse, inchaço das pernas e dificuldade de retorno venoso. Por isso que, pode ser que pegar caronas com parentes e amigos ou mesmo até tomar um táxi podem ser boas alternativas nos meses finais. Além de não passar pelo estresse de dirigir no trânsito, não vai ter preocupações como carro, onde parar, dirigir, se cansar e a viagem pode ser muito mais tranquila e cômoda.

Mas vale ter em conta que a melhor forma é consultar o obstetra que está acompanhando a grávida e todo seu histórico e assim poder fazer as recomendações para manter a saúde da mulher e da criança.

Encontre o melhor seguro de carro em Segurosemcasa.com.br - Em simples passos, simule online

Deixe seu comentário

Enviar comentário