Você quer viajar com segurança? Então, mantenha a pressão correta dos pneus do seu carro. A seguir, veja as perguntas mais frequentes sobre este assunto e saiba a importância de ter um pneu calibrado corretamente para garantir uma viagem tranquila e segura.

Por que é importante ter os pneus do meu carro bem calibrados?
Manter a pressão correta dos pneus garante segurança na hora de dirigir e contribui para reduzir o consumo de combustível. Um pneu mal calibrado afeta o desgaste do veículo e, por conseguinte, a sua vida útil.

O que a baixa pressão pode fazer nos pneus ?
A falta de ar dentro do pneu provoca seu desgaste prematuro, reduzindo a sua durabilidade e aumentando o consumo de combustível. A baixa pressão também favorece a aquaplanagem, isto é, a falta total de aderência devido à agua.

E a alta pressão?
Um pneu com excesso de pressão fica mais exposto a cortes e impactos. Além do mais, a alta pressão provoca um desgaste acelerado (neste caso, no centro da banda de rodagem), reduzindo sua vida útil. Isso ocorre porque o pneu está trabalhando com uma pressão superior àquela para a qual ele foi projetado.

Como eu posso saber qual a calibragem correta para os pneus do meu carro?
A pressão ideal varia de veículo para veículo, de modelo para modelo e também em função da carga aplicada. Você poderá saber qual a calibragem para o seu pneu consultando o manual do veículo. Além disso, as indicações costumam estar escritas na tampa de combustível ou do lado de dentro da porta. Outra forma bem prática para averiguar esta informação é através da internet, em sites especializados que ajudam a encontrar a calibragem correta dos pneus , digitando a marca e o modelo do carro caculadepneus.com.br/

De quanto em quanto tempo devo calibrar os pneus?
É aconselhável calibrar os pneus a cada 15 dias ou cada vez que você passar pelo posto de gasolina. Também é recomendável ter um calibrador digital. Lembre-se que a pressão deverá ser verificada sempre com os pneus frios. Confira algumas dicas: