Luz do painel acesa, ruídos, frenagem ineficiente: estes são alguns dos sinais que indicam que o sistema de freios do seu carro está apresentado algum problema ou falha. Levando em consideração que os freios são essências para o funcionamento do veículo e a segurança dos seus ocupantes, o assunto é sério. Portanto, é importante reconhecer esses sinais e identificar a origem do problema.

Neste artigo, você vai saber como detectar os problemas mais comuns que podem surgir com os freios do seu carro .

Quero comprar um seguro auto online, como faço? A primiera dica é que você leia os nossos textos na área de novidades . Lá temos várias dicas e muito conhecimento para que você escolha o melhor seguro ao melhor preço.

1.- LUZ: a indicação mais óbvia de que existe algum problema com o sistema de freios do seu automóvel é a luz de freios no painel. Se ela acender, leve o veículo para o mecânico o mais rápido possível, pois isso pode significar que a pastilha de freio atingiu a espessura mínima.

2.- PEDAL BAIXO: mudança na altura do freio indica que a pastilha está gasta. Portanto, se você verificar que o pedal no freio quase toca no chão antes de acioná-lo, alguma coisa está acontecendo: o freio precisa de um ajuste ou existe falhas em alguma parte do sistema de freios. Por outro lado, um pedal duro pode indicar problemas na assistência de freios.

3.- RUÍDOS: alguns carros estão equipados com um sensor mecânico de desgaste que, em contato com a superfície do disco de freio, provoca um ruído ou um rangido agudo. Se isto acontecer, significa que seu carro está precisando de uma visita no mecânico, pois há grandes chances de a pastilha estar gasta.

4.- FRENAGEM: Se você precisar de mais tempo ou distancia de frenagem ou se o carro estiver demorando a parar, podem existir dois problemas : você está usando pastilha de baixa qualidade ou ela está com a espessura menor que a especificada. Por conseguinte, seja qual for o motivo, há uma única solução: substituir a pastilha.

5.- LUZ ABS: se a luz do ABS no painel estiver acesa, preste atenção: pode ser fluído baixo ou até defeito em algum componente. Mesmo assim, seus freios continuarão funcionando, já que essa luz governa apenas o sistema antivaramento.