4.39243820225 de 89 votos | Puntaje Máximo: 5

ford-apresenta-tecnologia-avancada

O Brasil tem estatísticas alarmantes de pedestres vítimas de acidentes de trânsito. Segundo informações fornecidas pela base de dados Datasus do Ministério da Saúde, o número de pedestres mortos a cada ano chega a 12.000. Levando em consideração a população e a frota de veículos do país, a situação é preocupante e demanda medidas e ações urgentes, no intuito de conseguir reduzir as vítimas fatais e os feridos no trânsito.

Pensando no aprimoramento da segurança viária, a montadora Ford revoluciona o mercado automotivo apresentando o primeiro carro com detector de pedestre s. O novo Ford Mondeo será o primeiro veículo a contar com esse sistema de segurança, destinado a evitar ou reduzir a gravidade de atropelamentos.

Como funciona este inovador sistema? O carro vem com uma câmera instalada no para-brisa e um radar no para-choque. As imagens geradas pela câmera são comparadas com um banco de dados de “formas de pedestres”. Deste maneira, o sistema pode diferenciar as pessoas dos objetos. Quando o pedestre for detectado, o motorista receberá um aviso sonoro e visual. Se o motorista não reagir, o sistema ativará os freios, reduzindo a distância entre as pastilhas e os discos. Por último, o detector aplicará a frenagem automaticamente.

A câmera dianteira também terá mais dois objetivos: será usada pelo sistema de manutenção na faixa, que aplicará um torque na direção para trazer o veículo de volta à pista se for detectado um desvio. Por outro lado, através do sistema de reconhecimento de sinais de transito, a câmera informará ao motorista o limite de velocidade. Já a tecnologia de radar cumprirá mais duas funções: indicação de distância (para informar o intervalo de tempo em relação ao carro que vai na frente) e piloto automático adaptativo (para manter a distância selecionada automaticamente).

O Ford Mondeo (nome dado ao Fusion na Europa e na Ásia) também será o primeiro híbrido da montadora estadunidense a ser produzido no continente europeu. O lançamento na Europa está previsto ainda para este ano. Agora só resta esperar a chegada deste inovador modelo ao mercado nacional.

Quer saber se está pagando o preço certo? Simule e compare