Simular seguros online é fácil. Baste você ter alguns poucos minutos disponíveis. Junto com você tenha um mãos os dados do veículo e os seus documentos para os dados pessoais. Ingressando poucos dados você já terá em tela a sua cotação de compare seguro auto.

Quanto você sabe sobre a apólice de seguro auto ? Vamos testar seus conhecimentos: leia o seguinte artigo e tente responder às perguntas mais frequentes sobre este assunto:

O que é uma apólice ?
Segundo as Condições Gerais, APÓLICE “é o documento que discrimina o bem segurado, suas coberturas e garantias contratadas pelo Segurado, bem como os direitos e deveres das partes contratantes.” Em outras palavras, a apólice é um contrato celebrado entre a seguradora e o segurado, onde ficam especificados os deveres e direitos de cada um.

Quais os componentes de uma apólice?
Basicamente, uma apólice contém detalhes do contrato, os riscos cobertos, o prazo de vigência do seguro e os prêmios correspondentes.

Qual o período de vigência do contrato de seguro? Quando começa a valer?
Por regra geral, o período de vigência de um contrato de seguros é de um ano. A validade do seguro começa e termina às 24 horas da data indicada na apólice.

Quais as formas de contratação de uma apólice?
Existem duas modalidades de contratação:
1. Valor de Mercado Referenciado: forma de contratação que garante ao segurado – em caso de indenização integral – o pagamento de quantia variável, determinada segundo tabela de referência de cotação de veículos (tabela FIPE) mais um fator de ajuste expresso em percentual na apólice.
2. Valor Determinado: garante ao segurado, em caso de indenização integral, o pagamento de quantia fixa, estipulada pelas partes no ato da contratação do seguro.

O que é endosso?
É o documento no qual constam as alterações na apólice, durante sua vigência.

Uma apólice pode ser cancelada?
Sim. O cancelamento do contrato pode ocorrer, a qualquer tempo, por iniciativa do segurado (vendeu o veículo, está sem dinheiro, quer mudar de seguradora) ou da seguradora. A empresa tem direito a cancelar a apólice nos seguintes casos: inadimplência, inexatidão ou omissão dos dados da proposta ou do Questionário de Avaliação de Risco e após pagamento de indenização integral.

Como proceder na hora da renovação da apólice ?
Entre em contato com seu corretor de seguros pelo menos 15 dias antes do final de vigência da apólice, para que seja realizada a nova proposta de seguro e a nova avaliação do risco.